°°° Novo Percusso Carnaval de Salvador : Circuito Mãe Hilda de Jitolu

Projeto da vereadora Léo Kret do Brasil(PR) homenageia Mãe Hilda Jitolu, a matriarca do Ilê Aiyê

Em 2012, o carnaval de Salvador terá um novo percurso. O Circuito Mãe Hilda de Jitolu funcionará no bairro da Liberdade e adjacências, que compreende o trajeto entre a porta da Senzala do Barro Preto (sede do Ilê Aiyê no Curuzu) até a Soledade. No dia 10 de junho, o Projeto de Lei nº 406/09, criado pela vereadora Léo Kret do Brasil (PR) foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito João Henrique Carneiro (PP).

http://impressaodigital126.com.br/wp-content/uploads/2011/07/Sem-t%C3%ADtulo1.jpg
De acordo com Léo Kret do Brasil, o projeto pretende descentralizar o acesso à folia e homenagear uma das mais importantes ialorixás da Bahia e do Brasil e de grande representatividade para o bairro da Liberdade, Mãe Hilda Jitolu. “Trata-se de descentralizar o nosso carnaval e criar cada vez mais outros circuitos, somando-se aos nossos circuitos centrais. Nada mais pertinente do que homenagear a matriarca do bloco que é a marca do bairro e o orgulho de todos os negros e negras desta cidade, deste estado e deste país”, afirma a vereadora.
A estrutura do percurso da Liberdade e adjacências ainda será discutida pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), o Conselho do Carnaval (Concar) e a vereadora Léo Kret do Brasil (PR). “O circuito foi criado e agora temos que ter várias reuniões para vermos a melhor forma de ser bom para todos, moradores, comerciantes, ambulantes e blocos”, esclarece Léo Kret. De acordo com a assessora de comunicação da Saltur, Manuela Matos, o processo de criação do novo circuito ainda está em tramitação entre a Câmara Municipal e a prefeitura de Salvador e até o momento não foi repassado para a Saltur.  Segundo Fernando Bulhosa, presidente do Concar, o conselho não foi consultado para a criação do novo circuito, porém considera justa e merecida a homenagem prestada à Mãe Hilda. Para a antropóloga Goli Guerreiro, é importante que a comunidade da Liberdade decida se quer ou não o novo circuito.
°°° Novo Percusso Carnaval de Salvador : Circuito Mãe Hilda de Jitolu °°° Novo Percusso Carnaval de Salvador : Circuito Mãe Hilda de Jitolu Reviewed by @essetaldenando on 14:49 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Latest in Tech