°°° TATAU: Release


Nascido no dia 22 de janeiro, Tororó, em Salvador, bairro onde surgiu o blocoApaches - mais antiga entidade carnavalesca de Salvador com inspiraçãoindígena - Tatau cresceu cercado das mais diversas influências musicais. Naadolescência o cantor escutava o jazz de Al Jarreau, e a soul music de MarvinGaye, ambos cantores americanos. Apreciava também o que o pai gostava deouvir: o samba de Roberto Ribeiro e a MPB de Benito de Paula. “Os finais desemana de meu pai eram tomados pela música, junto ao tocador de discos devinil”, conta. O que Tatau não imagina, além das mudanças tecnológicas quetransformariam as enormes vitrolas nos minúsculos aparelhos que ouvimosmúsica hoje, era que cada um desses artistas fossem mostrar para ele ocaminho da música como profissão. “Foram descobertas inconscientes enecessárias”, acredita Tatau.Inconsciente ou não, o fato é que aos 14 anos, Tatau já cantava e aos 16, jácompunha.

Aos 18 iniciou a carreira profissional com a entrada para a bandaAra Ketu, que estava então em formação. De lá para cá, compôs e interpretoudezenas de músicas de sucesso, gravou 16 discos e 03 DVD’s e se tornou umdos grandes intérpretes brasileiros. Com o sucesso “Mal Acostumado” (AoVivo) em 1998, vendeu mais de um milhão de discos e chamou a atenção docantor espanhol Julio Iglesias, que gravou clip da música na Bahia, cantandojunto com Tatau.Durante todo esse tempo, Tatau incorporou ao seu repertório as influências dainfância e juventude, da música produzida na Bahia pelos blocos afro e deíndios, acompanhou as novidades introduzidas pelo trio elétrico, e esteve àfrente da banda Ara Ketu por mais de 20 anos. Em 2008, o cantor deixou abanda para iniciar carreira solo. “Levei alguns anos para estruturar e direcionarminha carreira. Hoje, com a idéia bastante amadurecida, aposto nesse novocaminho, com mais autonomia e mais abrangência”, explica Tatau

.A linha musical de Tatau ganhou novos ares, mas sempre com a inclusão doaxé, estilo marcante na carreira do compositor. O “afro-pop”, como hoje éconhecida a música de Tatau, continuará como ponto forte da sua carreira e, éclaro que privilegiará o gosto dos fãs. “O axé sempre esteve e sempre estarápresente na minha música”, afirma Tatau.Além do axé, o compositor quer apostar também no estilo romântico. Tatau jácompôs baladas românticas para outros artistas, mas vai incorporar o estilotambém nesta nova fase. Dessa forma, deve conquistar o público de outrasregiões do Brasil, onde o axé não é tão popular. “Minha música écompletamente alegre, quero levar uma mensagem positiva, bacana, àquelesque me ouvem, não importando o gênero musical”, conta ele.Uma das características marcantes do artista é compor, além de cantar. Hitscomo “Ara Ketu é Bom Demais”, “Ô Meu Pai” e “Ara Ketu é Dez”, todascomposições de Tatau, são algumas das obras que lideraram o ranking dasmais tocadas nas rádios de todo o Brasil.

Algumas tiveram repercussãointernacional, outras renderam prêmios para a banda, como o “Bahia Folia”. Otítulo “Ara Ketu é Bom Demais” vendeu mais de 210 mil cópias de CDs e 120shows. O "Ara Ketu é Dez" vendeu mais de 450 mil cópias, rendendo mais de200 shows e diversos prêmios como o troféu Dodô e Osmar de "MelhorCantor". O CD "Ara Ketu Ao Vivo", em 98, vendeu mais de 2 milhões decópias, dando à banda Disco de ouro, Platina, Platina Dupla e Diamante. O AraKetu também recebeu o Grande Prêmio de Fonograma do Ano em 2000,concedido pelos Colunistas da Bahia e foi considerada a “Banda Destaque” noIII Troféu Raça Negra.O sucesso de suas músicas também repercutiu na voz de outros cantores. Abanda Sorriso Maroto gravou recentemente duas baladas, “Futuro Prometido”e “O que Tinha que Dar”. A Banda Mel (“Protesto Olodum”), Ivete Sangalo, naépoca da Banda Eva (“Hora Agá”); Daniela Mercury (“Guará”); Chiclete comBanana (“Balanço do Camaleão”); Ricardo Chaves (“Pinta e borda”, emparceria com Jorge Papapa e Gilson Babilônia); É O Tchan (“Loirinha”); Vavá,do Karametade, (“Sonho Real”) e SPC (“De Bandeja”) foram alguns dosartistas que gravaram composições de Tatau.Nesta nova fase, o compositor quer aproveitar suas criações para movimentara carreira-solo, mas pretende continuar, em longo prazo, a compor tambémpara outras bandas de sucesso.

http://www.tatauonline.com.br

°°° TATAU: Release °°° TATAU: Release Reviewed by @essetaldenando on 21:27 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Latest in Tech